Eduardo Ruman (In Memoriam)
Diretor-Presidente
Administrativo e Empreendedor
Denise Ruman
MTB - 0086489
JORNALISTA RESPONSÁVEL
The Biggest and Best International Newspaper for World Peace
Founder, President And International General Chief-Director  :  Denise Ruman - MTB: 0086489 / SP-BRAZIL
Mentor do Jornal / Mentor of the Newspaper  :  José Cardoso Salvador (in memoriam)
Mentor-Director / Mentor-Director  :  Mahavátar Babají (in memoriam)

Direitos Humanos / 25/02/2021


Desenvolvimentos recentes em tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial

0 votes

Fonte ONU NEWS
Desenvolvimentos recentes em tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial, robótica e biotecnologia, têm mostrado um enorme potencial para o desenvolvimento sustentável. No entanto, eles também correm o risco de aumentar as desigualdades ao exacerbar e criar novas divisões digitais entre quem tem tecnologia e quem não tem. A pandemia COVID-19 expôs ainda mais essa dicotomia. A tecnologia tem sido uma ferramenta crítica para lidar com a propagação da doença, mas nem todos têm acesso igual aos benefícios.

É hora de perguntar como podemos tirar pleno proveito da atual revolução tecnológica para reduzir as lacunas que impedem o desenvolvimento verdadeiramente inclusivo e sustentável. O Relatório de Tecnologia e Inovação da UNCTAD 2021 examina a probabilidade de tecnologias de fronteira ampliando as desigualdades existentes e criando novas. Também aborda as políticas, instrumentos e reformas institucionais nacionais e internacionais que são necessários para criar um mundo mais igualitário de oportunidades para todos, sem deixar ninguém para trás.

O relatório mostra que as tecnologias de ponta já representam um mercado de US $ 350 bilhões, que pode crescer para US $ 3,2 trilhões até 2025. Isso oferece grandes oportunidades para quem está pronto para pegar essa onda tecnológica. Mas muitos países, especialmente os menos desenvolvidos e os da África Subsaariana, não estão preparados para usar, adotar e se adaptar de maneira equitativa à revolução tecnológica em curso. Isso pode ter sérias implicações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Relatório de Tecnologia e Inovação 2021O Relatório de Tecnologia e Inovação 2021 exorta todas as nações em desenvolvimento a se prepararem para um período de mudanças tecnológicas profundas e rápidas que afetarão profundamente os mercados e as sociedades. Todos os países precisarão seguir políticas de ciência, tecnologia e inovação adequadas ao seu estágio de desenvolvimento e às condições econômicas, sociais e ambientais. Isso requer o fortalecimento e o alinhamento dos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação e políticas industriais, desenvolvendo habilidades digitais entre os alunos e a força de trabalho e eliminando as brechas digitais. Os governos também devem aumentar a proteção social e facilitar as transições da força de trabalho para lidar com as potenciais consequências negativas das tecnologias de ponta no mercado de trabalho.

O relatório também apela para o fortalecimento da cooperação internacional para construir capacidades de inovação nos países em desenvolvimento, facilitar a transferência de tecnologia, aumentar a participação das mulheres nos setores digitais, realizar avaliações tecnológicas e promover um debate inclusivo sobre o impacto das tecnologias de ponta no desenvolvimento sustentável.

Uma lição importante do relatório é que as tecnologias não são determinísticas. Podemos aproveitar seu potencial para o bem comum e temos a obrigação de fazer isso. É por isso que lancei uma Estratégia sobre Novas Tecnologias em setembro de 2018 para orientar o sistema das Nações Unidas sobre como as novas tecnologias podem e devem ser usadas para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o cumprimento da promessa da Carta das Nações Unidas e do Declaração universal dos direitos humanos.

As novas tecnologias trazem a promessa do futuro, desde a ação climática e melhor saúde até sociedades mais democráticas e inclusivas. Como este relatório destaca, o princípio orientador da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de não deixar ninguém para trás fornece um incentivo convincente para o aproveitamento de tecnologias de ponta para o desenvolvimento sustentável.

Vamos usá-los com sabedoria, para o benefício de todos.


António Guterres
Secretário-Geral
das Nações Unidas

Celso Dias
Presidente da WPO

Comentários
0 comentários


  • Enviar Comentário
    Para Enviar Comentários é Necessário estar Logado.
    Clique Aqui para Entrar ou Clique Aqui para se Cadastrar.

Ainda não Foram Enviados Comentários!

Copyright 2021 - Jornal Pacifista - Todos os direitos reservados. powered by WEB4BUSINESS

Inglês Português Frances Italiano Alemão Espanhol Árabe Bengali Urdu Esperanto Croata Chinês Coreano Grego Hebraico Japonês Hungaro Latim Persa Polonês Romeno Vietnamita Swedish Thai Czech Hindi Você